Associação Padovani acompanha a visita de Giorgia Miazzo a La Piave Fainors

No dia 30 de Julho, na presença da professora e jornalista Giorgia Miazzo natural de Carmignano di Brenta (PD) Itália, foi realizada uma visita a Sede, a Biblioteca e a Escola de Italiano de La Piave Fainors. Na ocasião, foi aproveitado para discutir possíveis projetos entre a La Piave Fainors e a professora Giorgia referentes a língua Talian (Dialeto Vêneto). Maiores informações em:

Associação Padovani acompanha Professora Italiana em universidades de Erechim

No dia 28 de Julho com a chegada da Professora Giorgia Miazzo, natural de Carmignano di Brenta (PD) Itália, realizou-se visitas na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões e Universidade Federal da Fronteira Sul, nas quais a Associação Padovani nel Mondo de Erechim esteve presente. A finalidade das visitas foi a discussão de possibilidades de projetos futuros entre as universidades locais com as universidades da Região do Vêneto.

Reunião da Associação Padovani

Associados presentes

No dia 26 de Julho, associados da Padovani nel Mondo de Erechim se reuniram na Escola de Italiano La Piave Fainors para mais uma reunião. Os assuntos principais foram a 2ª Maratona Fotográfica da Cultura Italiana e 1º Festival de Danças Italianas que a entidade promoverá. O projeto foi elaborado para busca de auxílio financeiro com a prefeitura municipal de Erechim, o qual será apresentado no dia 1º de Agosto a Secretaria da Cultura.

Associações Vênetas preparam a visita da Professora e Jornalista Giorgia Miazzo

No dia 28 de Julho de 2010 a Federação das Associações Italianas e Vênetas do Norte e Nordeste do Rio Grande do Sul (Fainors) estará recebendo a professora e jornalista Giorgia Miazzo.

Giorgia Miazzo, italiana, do Norte da Itália. É do município Carmignano di Brenta, na província de Padova, mas nesse momento está morando no Brasil. Nasceu o 4 de julho de 1977, è formada duas vezes em idiomas e apaixonada pelas línguas e culturas latino-americanas, morou na República Dominicana, trabalhando na Câmara de Comercio, e varias vezes no Brasil, ensinando italiano e fazendo pesquisas linguísticas. Ficou um tempo em Florianópolis, especializando assim seus estudos sobre a história da emigração italiana no Brasil. Conheceu muitos outros países do Centro e Sul da América, como México, Cuba, Honduras, Venezuela, Peru, Chile e Argentina. É professora, jornalista, tradutora-interprete e acompanhadora turística.

Atualmente Giorgia estuda os costumes e a língua dos oriundos Vênetos no Brasil e realiza uma pesquisa para a a criação de um método didático de ensino do dialeto Vêneto (Talian) no Brasil. Sua visita a Erechim e Região Alto Uruguai visa conhecer a difusão do dialeto Vêneto a relação deste com as Universidade locais.

Conforme a programação prevista, Giorgia será acompanhada na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões e na Universidade Federal da Fronteira Sul, para conversar com professores e alunos interessados nos seus estudos. Também será levada aos municípios Gemelatti da região Alto Uruguai (que possuem relações firmadas com municípios da Itália – Jacutinga, Aratiba e São Valentin). Conhecerá a sede da Fainors e pontos turísticos de Erechim. No sábado participará do 13º Encontro de Corais e Jantar Italiano em Três Arroiois, onde entrará em contato com pessoas que utilizam o dialeto Vêneto.

A programação é organizada pela Associação Veronesi nel Mondo de Erechim e conta com a participação dos Círculos Bellunesi, Padovani, Vicentini, Trevisani, Veneti nel Mondo e presidência da Fainors e Comvers.


Equipe organizadora da programação