Associações Vênetas preparam a visita da Professora e Jornalista Giorgia Miazzo

No dia 28 de Julho de 2010 a Federação das Associações Italianas e Vênetas do Norte e Nordeste do Rio Grande do Sul (Fainors) estará recebendo a professora e jornalista Giorgia Miazzo.

Giorgia Miazzo, italiana, do Norte da Itália. É do município Carmignano di Brenta, na província de Padova, mas nesse momento está morando no Brasil. Nasceu o 4 de julho de 1977, è formada duas vezes em idiomas e apaixonada pelas línguas e culturas latino-americanas, morou na República Dominicana, trabalhando na Câmara de Comercio, e varias vezes no Brasil, ensinando italiano e fazendo pesquisas linguísticas. Ficou um tempo em Florianópolis, especializando assim seus estudos sobre a história da emigração italiana no Brasil. Conheceu muitos outros países do Centro e Sul da América, como México, Cuba, Honduras, Venezuela, Peru, Chile e Argentina. É professora, jornalista, tradutora-interprete e acompanhadora turística.

Atualmente Giorgia estuda os costumes e a língua dos oriundos Vênetos no Brasil e realiza uma pesquisa para a a criação de um método didático de ensino do dialeto Vêneto (Talian) no Brasil. Sua visita a Erechim e Região Alto Uruguai visa conhecer a difusão do dialeto Vêneto a relação deste com as Universidade locais.

Conforme a programação prevista, Giorgia será acompanhada na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões e na Universidade Federal da Fronteira Sul, para conversar com professores e alunos interessados nos seus estudos. Também será levada aos municípios Gemelatti da região Alto Uruguai (que possuem relações firmadas com municípios da Itália – Jacutinga, Aratiba e São Valentin). Conhecerá a sede da Fainors e pontos turísticos de Erechim. No sábado participará do 13º Encontro de Corais e Jantar Italiano em Três Arroiois, onde entrará em contato com pessoas que utilizam o dialeto Vêneto.

A programação é organizada pela Associação Veronesi nel Mondo de Erechim e conta com a participação dos Círculos Bellunesi, Padovani, Vicentini, Trevisani, Veneti nel Mondo e presidência da Fainors e Comvers.


Equipe organizadora da programação