Encontro de Corais e Jantar Italiano em Severiano de Almeida

No dia 16 de Outubro de 2010, associados da Padovani nel Mondo di Erechim, prestigiaram o Encontro de Corais Italianos e o Jantar Italiano promovidos pelo Coral Italiano São Caetano de Severiano de Almeida.

Visita à Presidente Anil Celio em Padova

Lucas Varotto, Assessora da Câmera de Comércio, Presidente Anil Celio, Bruna Mazzonetto, e Daiana Varotto.

No dia 23 de setembro de 2010, a presidente da Associação Padovani nel Mondo di Erechim - Bruna Mazzonetto, acompanhada dos associados Daiana e Lucas Varotto, visitaram a sede da Associação Padovani nel Mondo Madre, na Câmara de Comércio de Padova - Itália. Tiveram um encontro com a Presidente Anil Celio, o secretário Fabio Vitali, a assessora Valeria Fagan e ainda a presença de cidadãos Padovani honorários da Argentina, uma delegação de jovens de São Paulo, e um grupo de representantes da região de Veracruz - México.
Inicialmente tiveram uma palestra com uma assessora da Câmera de Comércio de Padova. A palestra tratou sobre a região do Vêneto, o funcionamento das Câmeras de Comércio e o histórico da Associação Padovani nel Mondo. Na sequência o grupo foi conduzido ao "Municipio", ao "Consiglio Comunale", à "Università degli Studi di Padova" e ao "Palazzo della Regione".
Os Erechinenses entregaram à presidente Anil materiais sobre Erechim e Rio Grande do Sul, e ainda materias enviados pelo presidente do Comitato Veneto do Rio Grande do Sul - Luiz Piazzetta, e também pela presidente da Associazione della Giuventù Veneta di Erechim - Morvane Boiane.

Encontro na Câmera de Comércio em Padova

Entrega de Materias sobre Erechim e Rio Grande do Sul à Presidente Anil Celio

Grupo no Consiglio Comunale

Associados na Itália: Curso no setor de Mármore - Verona



Os irmãos Daiana e Lucas Varotto e Bruna Mazzonetto, naturais de Três Arroios diante da Arena de Verona


Participantes do curso junto aos professores e membros da Associação Veronesi nel Mondo

Participaram de um curso na cidade de Verona - Itália, os associados da Padovani nel Mondo di Erechim - Bruna Mazzonetto, Daiana Varotto e Lucas Varotto. O curso aconteceu de 15 de setembro a 10 de outubro de 2010. Se tratou de um projeto realizado pela Associação Veronesi nel Mondo com financiamento da Região do Vêneto - Formazione settore marmo-lapideo, destinado a descendentes de vênetos da América do Sul. Nos vinte dias de curso os participantes conheceram a "Verona Fiere", o "Consorzio Marmisti Veronesi", o "Conzorzio Marmisti Val di Pan", a "Video Marmoteca", o "Centro Formazione Professionale del Marmo", entre outros, além de visitarem indústrias de extração e processamento do mármore, e fábricas que produzem o maquinário para o manuseio do mármore. Conheceram ainda Camera di Commercio Industria Artigianato e Agricoltura de Verona e foram recepcionados pelo Assessor Daniele Stival no Palácio Balbi em Veneza.


Entrega de materias sobre o RS e sobre a juventude vêneta de Erechim ao assessor Daniele Stival - Veneza


Lucas e o Presidente da Associação Veronesi nel Mondo - Ricardo Ceni


Bruna Mazzonetto e Marcellino Pernigotto - Coordenador do Curso

Tiveram a grande oportunidade de visitar a cidade de Padova - sonho dos três associados, onde tiveram um encontro com a Associação Padovani nel Mondo "Madre".
Os finais de semana eram livres no período do curso, que foram aproveitados com visitas à Roma, Milão, Belluno, Feltre, Thiene, Marostica, Bassano del Grappa, Cesimaggiore, Santa Giustina, Lago di Garda, Monte Baldo, Sant'Ambrogio di Valpolicella, entre outras cidades do Vêneto. O momento mais marcante para os três foi ao chegar na cidade que os antepassados tiveram que deixar, onde nunca mais voltaram. Bruna se emocionou ao chegar em Camposampiero, terra de seu antepassado que trouxe o sobrenome Mazzonetto para o Rio Grande do Sul. Se emocionaram também os irmãos Varotto ao conhecerem Rossano Vêneto, local de origem do antepassado Lando da parte materna.


Basílica de Santo Antônio de Pádua


Lucas Varotto no Palazzo Balbi - Veneza


BrunaMazzonetto em Camposampiero

A seguir, um pequeno relato da participante Daiana Varotto:


Daiana Varotto no Castel' Vecchio em Verona

"Conhecer a Itália, fazer o caminho inverso dos nossos antepassados sempre foi um sonho meu e de minha família. Sonho que eu realizei através do “Corso Nuove tecniche e tecnologie avanzate nella lavorazione del marmo e della pietra”, promovido pela Associazione Veronesi nel Mondo.
O curso foi muito interessante através do qual foi possível conhecer a realidade da economia local, as tecnologias e os encantadores usos do mármore, e principalmente os aspectos ambientais que rodeiam esse ramo.
Colocar o pé na mesma terra que nossos antepassados pisaram foi uma experiência emocionante, o coração disparado e lágrimas de felicidade molhando o rosto. Cada cidade com sua particularidade, cada passo uma surpresa, a natureza, os costumes, a gastronomia, tudo magnífico e incomparável. Itália, em particular o Veneto é encantador!"


Os sete gaúchos participantes - Monte Baldo

Durante a viagem, puderam encontrar erechinenses que atualmente moram na Itália - Andressa Collet, que é associada da Padovani nel Mondo di Erechim e reside em Roma; e ainda Patrícia Madalozzo que reside em Belluno, ex-presidente da Associazione della Giuventù Veneta di Erechim e atual conselheira da Associação Bellunesi nel Mondo.


Bruna, Patrícia Madalozzo e Daiana em Feltre

Daiana, Lucas, Bruna e Andressa Collet em Roma

O curso em Verona agregou muitos conhecimentos aos participantes, inclusive na área do associativismo vêneto. Os três jovens são alunos da Escola de Italiano La Piave Fainors e além de participarem da Associação Padovani nel Mondo di Erechim, participam das atividades da Associazione della Giuventù Veneta di Erechim.

Fontana di Trevi - Roma

Exposição Fotográfica da Cultura Italiana na Escola de Italiano La Piave Fainors

Exposição Fotográfica da Cultura Italiana na La Piave Fainors
Durante os meses de setembro e outubro de 2010 aconteceu a 2ª Exposição Fotográfica da Cultura Italiana na Escola de Italiano La Piave Fainors.
As fotografias são provenientes da 1ª Maratona Fotográfica da Cultura Italiana, promovida pela Associação Padovani nel Mondo di Erechim, em comemoração aos 135 anos da imigração italiana no RS.
Cerca de 70 fotografias estiveram expostas aos alunos do curso de italiano e às Associações que integram a Fainors. No mês de Novembro a exposição será na Câmara de Vereadores de Erechim.

Associados participam do projeto "Ritorno al Veneto"

Casal Rozina e Mozart Lago - Associados da Associação Padovani nel Mondo di Erechim

Participaram da visita "Ritorno al Veneto" organizado pela Associação Bellunesi nel Mondo (Belluno) e com a contribuição da Região do Vêneto, de 06 a 20 de setembro de 2010, um grupo de 20 brasileiros, dentre eles os associados da Padovani nel Mondo di Erechim a Sra. Rozina Lucia Lago e seu esposo Mozart Luiz Lago. Dois outros erechinenses puderam participar: o Sr. Wilson Pedrotti e a Sra. Rita Pagliosa Pedrotti. Estiveram quinze dias em Belluno, com hospedagem, alimentação e passeios financiados pelo projeto da Associação Bellunesi. O programa foi destinado à 15 pessoas acima de 60 anos de origem Vêneta residentes no Brasil. Após o soggiorno, o casal Lago visitou Roma e Florença.

O padovano Mozart lago deixou algumas palavras sobre a maravilhosa experiência que teve com esta oportunidade:

"Os italianos foram os primeiros dos povos modernos a desenvolver senso estético em relação à paisagem. Seria impossível resistir à tentação de cair em contemplação pelos encantos naturais do Vêneto, uma das mais belas regiões da Itália. O mosaico de montanhas arborizadas e vales férteis pontilhando por extensões de florestas, verdadeira festa para os olhos.
De Belluno partíamos para atrações no Vêneto, como por exemplo pela bela Cortina D'Ampezzo e Misurina nos alpes italianos, onde havia pequenas aldeias, rústicos povoados à mais de 1200 metros de altitude, o que naturalmente se transformou em atraentes centros turísticos, com chalés de madeira e neve nos topos. Qualquer traço de urbanização fica à 60 Km. Muita influência germânica com placas bilíngües. O território é Vêneto mas a língua e a comida são alemães neste local.
Fomos recebidos por vários prefeitos de municípios como Feltre, Treviso, Belluno, Vicenza, Marostica, Padova, e ainda pelo Sr. Stival em Veneza, no Palácio Balbi, com visita pela casa, com destaque aos móveis e antiquários de 1500 anos e uma sacada ou balcone sobre o grande canal para as mais lindas fotos. Veneza é única!
A culinária em geral foi magnifíca. No último dia, presentes e translado à Milão, nos colocaram a bordo do avião. Fim do sonho!"

Maiores detalhes sobre o projeto "Ritorno al Veneto" no site da ABM: http://www.bellunesinelmondo.it/page.php?sid=84df66e18d1f808fa55f717523ec681b&pageid=SOSEZ0KY

Encontro com Stival no Palazzo Balbi - Veneza

Chalé nas montanhas

Basílica de Santo Antônio - Padova

Montanhas

Vaticano

Duomo - Florença