Associados participam do projeto "Ritorno al Veneto"

Casal Rozina e Mozart Lago - Associados da Associação Padovani nel Mondo di Erechim

Participaram da visita "Ritorno al Veneto" organizado pela Associação Bellunesi nel Mondo (Belluno) e com a contribuição da Região do Vêneto, de 06 a 20 de setembro de 2010, um grupo de 20 brasileiros, dentre eles os associados da Padovani nel Mondo di Erechim a Sra. Rozina Lucia Lago e seu esposo Mozart Luiz Lago. Dois outros erechinenses puderam participar: o Sr. Wilson Pedrotti e a Sra. Rita Pagliosa Pedrotti. Estiveram quinze dias em Belluno, com hospedagem, alimentação e passeios financiados pelo projeto da Associação Bellunesi. O programa foi destinado à 15 pessoas acima de 60 anos de origem Vêneta residentes no Brasil. Após o soggiorno, o casal Lago visitou Roma e Florença.

O padovano Mozart lago deixou algumas palavras sobre a maravilhosa experiência que teve com esta oportunidade:

"Os italianos foram os primeiros dos povos modernos a desenvolver senso estético em relação à paisagem. Seria impossível resistir à tentação de cair em contemplação pelos encantos naturais do Vêneto, uma das mais belas regiões da Itália. O mosaico de montanhas arborizadas e vales férteis pontilhando por extensões de florestas, verdadeira festa para os olhos.
De Belluno partíamos para atrações no Vêneto, como por exemplo pela bela Cortina D'Ampezzo e Misurina nos alpes italianos, onde havia pequenas aldeias, rústicos povoados à mais de 1200 metros de altitude, o que naturalmente se transformou em atraentes centros turísticos, com chalés de madeira e neve nos topos. Qualquer traço de urbanização fica à 60 Km. Muita influência germânica com placas bilíngües. O território é Vêneto mas a língua e a comida são alemães neste local.
Fomos recebidos por vários prefeitos de municípios como Feltre, Treviso, Belluno, Vicenza, Marostica, Padova, e ainda pelo Sr. Stival em Veneza, no Palácio Balbi, com visita pela casa, com destaque aos móveis e antiquários de 1500 anos e uma sacada ou balcone sobre o grande canal para as mais lindas fotos. Veneza é única!
A culinária em geral foi magnifíca. No último dia, presentes e translado à Milão, nos colocaram a bordo do avião. Fim do sonho!"

Maiores detalhes sobre o projeto "Ritorno al Veneto" no site da ABM: http://www.bellunesinelmondo.it/page.php?sid=84df66e18d1f808fa55f717523ec681b&pageid=SOSEZ0KY

Encontro com Stival no Palazzo Balbi - Veneza

Chalé nas montanhas

Basílica de Santo Antônio - Padova

Montanhas

Vaticano

Duomo - Florença