Associados na Itália: Curso no setor de Mármore - Verona



Os irmãos Daiana e Lucas Varotto e Bruna Mazzonetto, naturais de Três Arroios diante da Arena de Verona


Participantes do curso junto aos professores e membros da Associação Veronesi nel Mondo

Participaram de um curso na cidade de Verona - Itália, os associados da Padovani nel Mondo di Erechim - Bruna Mazzonetto, Daiana Varotto e Lucas Varotto. O curso aconteceu de 15 de setembro a 10 de outubro de 2010. Se tratou de um projeto realizado pela Associação Veronesi nel Mondo com financiamento da Região do Vêneto - Formazione settore marmo-lapideo, destinado a descendentes de vênetos da América do Sul. Nos vinte dias de curso os participantes conheceram a "Verona Fiere", o "Consorzio Marmisti Veronesi", o "Conzorzio Marmisti Val di Pan", a "Video Marmoteca", o "Centro Formazione Professionale del Marmo", entre outros, além de visitarem indústrias de extração e processamento do mármore, e fábricas que produzem o maquinário para o manuseio do mármore. Conheceram ainda Camera di Commercio Industria Artigianato e Agricoltura de Verona e foram recepcionados pelo Assessor Daniele Stival no Palácio Balbi em Veneza.


Entrega de materias sobre o RS e sobre a juventude vêneta de Erechim ao assessor Daniele Stival - Veneza


Lucas e o Presidente da Associação Veronesi nel Mondo - Ricardo Ceni


Bruna Mazzonetto e Marcellino Pernigotto - Coordenador do Curso

Tiveram a grande oportunidade de visitar a cidade de Padova - sonho dos três associados, onde tiveram um encontro com a Associação Padovani nel Mondo "Madre".
Os finais de semana eram livres no período do curso, que foram aproveitados com visitas à Roma, Milão, Belluno, Feltre, Thiene, Marostica, Bassano del Grappa, Cesimaggiore, Santa Giustina, Lago di Garda, Monte Baldo, Sant'Ambrogio di Valpolicella, entre outras cidades do Vêneto. O momento mais marcante para os três foi ao chegar na cidade que os antepassados tiveram que deixar, onde nunca mais voltaram. Bruna se emocionou ao chegar em Camposampiero, terra de seu antepassado que trouxe o sobrenome Mazzonetto para o Rio Grande do Sul. Se emocionaram também os irmãos Varotto ao conhecerem Rossano Vêneto, local de origem do antepassado Lando da parte materna.


Basílica de Santo Antônio de Pádua


Lucas Varotto no Palazzo Balbi - Veneza


BrunaMazzonetto em Camposampiero

A seguir, um pequeno relato da participante Daiana Varotto:


Daiana Varotto no Castel' Vecchio em Verona

"Conhecer a Itália, fazer o caminho inverso dos nossos antepassados sempre foi um sonho meu e de minha família. Sonho que eu realizei através do “Corso Nuove tecniche e tecnologie avanzate nella lavorazione del marmo e della pietra”, promovido pela Associazione Veronesi nel Mondo.
O curso foi muito interessante através do qual foi possível conhecer a realidade da economia local, as tecnologias e os encantadores usos do mármore, e principalmente os aspectos ambientais que rodeiam esse ramo.
Colocar o pé na mesma terra que nossos antepassados pisaram foi uma experiência emocionante, o coração disparado e lágrimas de felicidade molhando o rosto. Cada cidade com sua particularidade, cada passo uma surpresa, a natureza, os costumes, a gastronomia, tudo magnífico e incomparável. Itália, em particular o Veneto é encantador!"


Os sete gaúchos participantes - Monte Baldo

Durante a viagem, puderam encontrar erechinenses que atualmente moram na Itália - Andressa Collet, que é associada da Padovani nel Mondo di Erechim e reside em Roma; e ainda Patrícia Madalozzo que reside em Belluno, ex-presidente da Associazione della Giuventù Veneta di Erechim e atual conselheira da Associação Bellunesi nel Mondo.


Bruna, Patrícia Madalozzo e Daiana em Feltre

Daiana, Lucas, Bruna e Andressa Collet em Roma

O curso em Verona agregou muitos conhecimentos aos participantes, inclusive na área do associativismo vêneto. Os três jovens são alunos da Escola de Italiano La Piave Fainors e além de participarem da Associação Padovani nel Mondo di Erechim, participam das atividades da Associazione della Giuventù Veneta di Erechim.

Fontana di Trevi - Roma